30.3.12

Dia Mundial da Juventude

Dia Mundial da Juventude


30 de março
, estamos comemorando o Dia Mundial da Juventude. A data visa apresentar para os jovens uma programação que desperte o interesse dos mesmos.Em certas cidades brasileiras, muitos eventos são realizados para celebrar as conquistas da nossa juventude e também aumentar o acesso às oportunidades. No contexto histórico mundial, temos a comprovação de quanto os jovens tiveram diferença para a superação de crises e para deixar nossa sociedade mais expressiva.

Quando tratamos do assunto juventude, podemos logo identificar as marcas de rebeldia, revolta, vontade de fazer diferença para dar um basta na intolerância do mundo.

No dia 30 de março, 89º (octogésimo nono) dia do ano, ocorreram muitos eventos históricos, como por exemplo, a invasão da União Soviética a Áustria e a ocupação de Viena durante a segunda guerra mundial em 1945 e em 2006 Marcos Pontes se torna o primeiro brasileiro a pisar na Lua em uma missão espacial, a bordo da nave “Soyuz TMA-8”. Porém, é também o dia Mundial da Juventude.

Geralmente, é na juventude que define o período da vida caracterizado por grandes acontecimentos. É nesta fase, que as pessoas estão em busca de uma identidade, de novos rumos. Uma geração é definida pelo gosto e costumes dos jovens.

O Dia Mundial da Juventude foi criado pelo Papa João Paulo II em 1985, sendo a data ligada a eventos da Igreja Católica. Com o passar do tempo, a data passa a ser comemorada por várias crenças e culturas.

Os jovens das décadas de 60, 70 e 80 tinham uma visão de mundo mais solidária e sempre planejaram meios de mudar a nossa sociedade. O espírito de revolução era mais visto em épocas passadas, o que hoje em dia fica mais esquecido.


Ibrahim Sued Entrevista Florinda Bolkan em 04/04/1976

27.3.12

Tentativa de assalto a um ônibus da empresa Uruburetama

Ônibus invade casa depois de tentativa de
assalto em Fortaleza

Uma tentativa de assalto a um ônibus da empresa Uruburetama, que fazia o transporte de servidores do governo do Ceará, terminou em acidente, no bairro Cambeba, em Fortaleza. O motorista do ônibus perdeu o controle do veículo após uma tentativa de assalto por dois homens e invadiu uma casa.

De acordo com testemunhas, os assaltantes estavam dentro do ônibus, e um deles tentou atirar no motorista, mas a arma falhou. O motorista conseguiu reagir, mas perdeu o controle do veículo. O ônibus levava funcionários do governo para o centro administrativo no Cambeba. Ninguém no ônibus ficou ferido, porém a dona da casa teve ferimentos leves.

Militares do programa de policiamento Ronda do Quarteirão, passavam no local no momento emque o veículo invadiu a casa e conseguiram prender os suspeitos. Um deles trabalhava no programa "Menor aprendiz" do governo do estado. Os suspeitos foram levados para o 30º DP. Um dos suspeitos era procurado por participar do resgate de presos no 30º DP em maio de 2011. Na época, o delegado Domingos Sávio foi baleado durante a ação.


Leonardo Heffer Do NE10/Ceará

Chuva de 13.0 mm em Uruburetama

Dia de Chuvas no Ceará


Dia de muita chuva em grande parte do estado, em Fortaleza foi chuva recorde, 197,5 mm, de 3 horas da madrugada atá as 14 horas da tarde.
Em Uruburetama a chuva foi de 13.0 mm, o bastante para aliviar o calor dos últimos dias e alimentar as esperanças de um bom inverno.

Gustavo Castro

Brasileiro que vota não foge à luta - Jovens Guerreiros

26.3.12

Uruburetama parabeniza PCdoB

PCdoB 90 Anos


O comitê municipal de Uruburetama parabeniza o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), pela passagem de seus 90 anos de história. O partido fortalecido se mostra como uma ótima opção de um socialismo consciente na luta de bases e na defesa da cidadania dos brasileiros.

O comitê municipal de Uruburetama está há pouco tempo nessa luta. Apesar de toda a ideologia capitalista implantada nos interiores, para que os poderosos possam dominar a política através do capital, se aproveitando da carência do povo para seu beneficio.

Em 2012 lutaremos contra esse conceito, sabemos das dificuldades que já se mostram, mas provaremos que a política é para todos. E que a juventude detém o poder de transformar o seu futuro e de nosso município. Os anos passam e novas lutas apareceram e aqui está o PCdoB nos liderando e levando o socialismo para todos.

Gustavo Castro

Tudo de Maranguape 5x2 Uruburetama

Uruburetama começa ganhando mais sede virada e é goleado pelo Maranguape


O primeiro a tentar abrir o placar foi o time serrano. Logo aos quatro minutos, Ítalo Abreu chuta de primeira e leva perigo ao gol do Uruburetama. A resposta da Banana Mecânica veio dois minutos depois e com muito mais objetividade. Luan recebe bola na entrada da área, chuta com força e balança as redes. O Gavião chegou ao empate aos 13 minutos quando Baleado fez boa jogada individual e lançou Renan em velocidade. O atacante alviverde driblou o goleiro e marcou um belo gol. Tentando desempatar, o Maranguape bombardeou a meta adversária aos 24, 25 e 27 minutos com Ítalo Abreu, Renan e Ronaldo, respectivamente. O Uruburetama ficou novamente a frente do placar quando Max Patané aproveitou cruzamento, subiu mais alto que a zaga e marcou aos 29 minutos. Já nos acréscimos do primeiro tempo, Tonho cabeceou na trave, no rebote, Ronaldo chutou, o zagueiro Preto tirou com a mão e foi expulso. Claudeci cobrou a penalidade com perfeição e deixou tudo igual mais uma vez, 2 a 2.


Sem alterações para a segunda etapa, o Maranguape preferiu analisar o Uruburetama nos primeiros instante e só tentou desempatar aos 7 minutos. Renan invade a área pela linha de fundo e chuta cruzado. A bola passa em frente a linha do gol e vai pra fora. Na primeira alteração realizada por Reginaldo França, Adílson entrou no posto de Ítalo Abreu. De tanto insistir, a equipe serrana desempatou aos nove minutos. Baleado enfia, de forma milimétrica, bola para Ronaldo que fuzila o goleiro Vivi. Depois do gol, Da Silva e Nain entraram no time alviverde para a saída de Hélio e Baleado. Passados 24, Adilson parte em velocidade, invade a área, dribla o goleiro e o zagueiro, mas se atrapalha na finalização e manda no travessão. Cinco minutos depois, Renan tira do defensor e chuta de fora da área. O goleiro Vivi faz a defesa. Tentando decretar a vitória, o Maranguape foi pra cima e aos 35, Nain divide com a zaga dentro da área, a bola sobra para Ronaldo que enche o pé e faz o quarto do Gavião. O quinto saiu dos pés do meia Nain. Sozinho, o jogador deslocou o goleiro com belo chute e fechou a goleada do Maranguape em cima do Uruburetama, 5 a 2.

Uruburetama e Maranguape se enfrentam na abertura dos jogos de volta da 1ª fase, no domingo, 01 de abril, em Trairi.

Fonte: maranguapefclube.blogspot.com.br

25.3.12

Para os que Queriam Saber Quem eu Sou por Gustavo Castro

Para os que Queriam Saber
Quem eu Sou


Bem, eu sou Gustavo Elienay Castro Sousa, natural de Uruburetama-Ceará, tenho 25 anos, atualmente moro em Fortaleza, não por opção mas por necessidade. Sou filho de um agricultor hoje comerciante e de mãe funcionaria pública do estado.
Sou mais um jovem uruburetamenses que vive o dilema de ter que deixar sua cidade para poder buscar oportunidades de estudo, trabalho e melhoria de vida.
Já que Uruburetama como a maioria dos municípios do interior do Ceará, não nos dar tantas oportunidades como deveriam.

Estou aqui não para me desculpar, porque nada fiz de errado. Nem para me redimir, porque o que eu quis passar foi realmente bem entendido por todos.
Venho por meio desta expor meu sentimento de liberdade que está manchado e para aqueles que estavam me procurando pelas ruas, "para saberem quem sou".

***

A política vem mudando em meio ao tempo. Hoje podemos votar livremente, escolher nossos representantes, podemos escrever e falar o que pensamos sem que sejamos perseguidos ou intimidados pelos militares ou pelo poder democrático. Assim querem que pensamos.
A juventude aprendeu com o tempo a lutar por ideais comuns para uma sociedade que sempre foi uma marionete dos poderosos.

Morei pouquíssimo em Uruburetama, logo criança com dois anos fui morar com meus avós em Fortaleza, visitando Uruburetama só nas férias, tenho poucas lembranças daquela época, mas sempre me lembro dos prantos na hora de retornar a capital.
Com nove anos, retornei para Uruburetama onde pude enfim viver nessa que para me, é um recanto de paz e onde me sinto muito bem. Por três anos estudei no Colégio Maria Júlia Maia Bonfim no qual tenho todo o carinho e saudade, sem falar que pela primeira vez tive o convívio de meus pais, meu irmão e familiares que aqui residem.

No fim do ano de 1999 aos doze anos de idade fui convidado por minha tia SaleteVasconcellos, para morar e estudar em Natal-RN, aos seus cuidados. Digo que os anos que lá vive foi um intensivo na minha vida, em cinco anos aprendi muito, o que se estivesse em Uruburetama talvez não aprenderia ou então o aprendizado fosse mais lento. Lá, foi onde o amor a minha cidade aflorou e a distância foi me fazendo olhar para Uruburetama de uma forma mais crítica e com muito mais carinho.
Em 2005 retornei a casa de meus pais, onde passei apenas alguns meses, e com a ajuda de um tio consegui meu primeiro emprego em Fortaleza. Neste passei quatro anos e meio, me dedicando somente ao meu ganha-pão e nas pouquissimas folgas visitava minha cidade e meus pais em Uruburetama.

Nesse período em fortaleza conheci alguns amigos uruburetamenses que também deixaram sua cidade, familiares e o aconchego do lar, para lutarem por seu meio de vida, e na luta pela conquista de um futuro melhor. Assim como eu, esses amigos demonstraram a vontade de um dia poder voltar a morar e viver sua vida na nossa cidade. O amor em comum a Uruburetama nos fez muito amigos, e a vontade de fazer algo por nossa cidade era visível, instigante e nostálgica.
Quando fomos apresentados a um meio de viver nossos ideais legitimamente e entrarmos na luta por melhorias para Uruburetama.

Nascia ali o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Uruburetama. Éramos não mais que cinco jovens com ideais utópicos, é bem verdade. Para um grupo de jovens sem dinheiro nem famílias importantes, "porque é assim que se faz política em Uruburetama". Com dinheiro e berço.
Não foi bem do jeito como gostaríamos, a distancia entre nós e Uruburetama atrapalhou muito nossos planos do partido crescer e ser um meio do jovem uruburetamense se engajar na política partidária.

Tivemos baixas já no início, quando íamosconversar com algumas pessoas e mostrar nossas ideias, éramos logo desconversados, porque jovens que tem pais ou familiares trabalhando na prefeitura não podem ser partidários de outras lei se não a do prefeito e seus comandados.
Continuamos tentando mas a falta de apoio nos faz pensar, como é que as vidas de pessoas podem ser controladas por medo de repressão, em pleno século XXI.

É visível que quando comecei a expor minhas ideias, textos e posições seja no facebook ou no meu blog. Logo veio as primeiras repressões, mesmo que indiretas mas reais, que podem também resvalar na minha família. Já ouvi ate cosas do tipo "cuidado", "para com isso, você ta querendo é apanhar", "política sem dinheiro em Uruburetama é igual a mendigar em portas de ricos, elas não vão se abrir!". Essas frases veio do povo, mas é o mais vergonhoso sentido que vem do inconsciente repressivo que o povo já viveu e ainda vive.

É vergonhoso ter que se ajoelhar a essas coisas, a política era pra ser um meio de homens dignos defenderem seus ideias e conceitos, única e exclusivamente para o bem do seu povo. Não para que cheguem ao poder pelo povo e depois escraviza-los, com leis que ficam nas entre linhas, mas que o povo as conhecem muito bem.

Estou aqui como um filho de Uruburetama uma terra que clama, por sua cultura, por seus filhos que foram embora, e por sua fama outrora tão linda e plena que o poeta declama.

Afirmo que ameaças ou repressões não vão me calar ou amedrontar, porque confio nas lei do Senhor, ele permitiu aos seus viverem livres, e não podemos ainda vivermos sob o jugo dos poderosos.

Espero que eu possa continuar lutando por Uruburetama, ainda que meio aos espinhos, mas é como se defende uma mãe, como farei ou como faria com a minha. A defenderei até com a minha vida.

Peço desculpas a meus familiares e amigos se mesmo sem querer os prejudiquei.

Gustavo Castro

24.3.12

O Que Vi da Vida, Chico Anysio - 28/08/2011



São 80 anos de idade e 64 de carreira. Mais de 200 personagens históricos. Entre eles, o Professor Raimundo, o galã Alberto Roberto, a linguaruda Salomé, Bento Carneiro, o vampiro brasileiro... A lista vai longe.
Ele é Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o nosso Chico Anysio, mestre do humor, o cearense que queria ser advogado, mas que, por causa de um par de tênis, ganhou o rádio, o teatro, a TV. Este ano, ele viu a morte de perto, três vezes. Mas isso, felizmente, ficou para trás.

Com a palavra, Chico Anysio.

Maranguape x Uruburetama Homenageia Chico Anysio Domingo no Estádio Moraizão

'O time está em luto', diz dirigente do Maranguape, terra de Chico Anysio


Clube deve fazer homenagem para o maranguapense mais famoso do Brasil em jogo pela 2ª divisão do Campeonato Cearense neste domingo

Maranguape está em luto após o falecimento de Chico Anysio na tarde desta sexta-feira. A terra de Chico e também do time local, que tem o mesmo nome e que disputa a 2ª divisão do Campeonato Cearense, pretende homenagear o grande mestre do humor neste domingo.

- O time está em luto, com certeza. Aliás, toda a cidade. Nós vamos fazer sim alguma homenagem ao Chico, por tudo que ele representa. Vamos nos reunir com a prefeitura para saber exatamente o que vai ser feito - disse o presidente do Maranguape Futebol Clube, Emanuel de Paula.

Por sinal, Emanuel de Paula tem parentesco - ainda que distante - com Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho.

- A cidade não é muito grande. E esse sobrenome de Paula é tudo da mesma família. A gente é meio que primo distante - afirmou Emanuel.

Chico Anysio chegou a visitar Maranguape em 2010 e declarou seu carinho pelo time local.

- O Chico gostava muito de futebol, tinha uma relação muito forte com o esporte e gostava muito da nossa cidade - relembra Emanuel.

O Maranguape joga contra o Uruburetama no próximo domingo, às 16h, no Estádio Moraizão, em Maranguape. Na ocasião haverá uma homenagem ao artista que faleceu aos 80 anos. O time local disputa a Segundona Cearense e está na 4ª posição do seu grupo.

Chico e o futebol

Chico era torcedor declarado do Vasco da Gama, mas seu gosto pelo futebol veio do pai, que chegou a ser presidente do Ceará Sporting Club. O comediante foi durante muito tempo comentarista esportivo em rádio. Além do Vasco, nutri carinho por Palmeiras, Ferroviário e, claro, pelo Maranguape - o Gavião da Serra. Chico também é lembrado por sua caricatura de jogador de futebol, seu personagem Coalhada.

www.expressomt.com

23.3.12

Uruburetama vence e respira na competição

Uruburetama vence e respira na competição

O Uruburetama recebeu o Pacatuba, no Estadio Barrosão, pela quarta rodada do Campeonato Cearense da Segunda Divisão, e venceu por 4 a 3. A vitória tira a equipe mandante da lanterna do Grupo A01.

Com o resultado, o Uruburetama foi aos quatro pontos, ultrapassando o Arsenal e deixando a lanterna para o time de Caridade. Já o Pacatuba segue em terceiro, com cinco pontos.

Pery fez o três gols do time visitantes, aos 20 do primeiro tempo, aos 19 e 42 do segundo tempo. Já Diego, aos 25 da etapa final, Max, Rafinha, aos 29, Max, aos 36, e Mário Júnior contra, aos 32, viraram o placar. 4 a 3 Uruburetama, placar final.

Na próxima rodada, domingo (25), o Uruburetama visita o Maranguape, às 16h. Já o Pacatuba visita o Arsenal, no Moraizão, segunda (26), às 15h30.

Fonte: FutNet.com

19.3.12

Florinda Bulkan para os uruburetamense

Florinda Bulkan para os uruburetamense


O mundo reconhece seu talento, os Italianos a veneram. No Brasil nem tanto, mas seu nome sempre é lembrado por sua história vitoriosa e sua fama na Itália.
Uruburetamense filha do ilustre José Pedro Soares Bulcão, escritor, Deputado Estadual, jornalista, historiador, genealogista e poeta, alem de ser autor do hino de Uruburetama.

Florinda saiu cedo de Uruburetama ainda criança foi para o Rio de Janeiro com sua família, desde cedo muito estudiosa, aprendeu línguas e desde nova trabalhou.
Depois de passar por diversos empregos, tornou-se comissária de bordo da Varig.

Em 1967, aos 26 anos, convidada por amigos italianos, foi para Roma, onde conheceu luchino Visconti, um dos mestres do cinema italiano. Ele a convenceu a superar sua timidez e tornar-se atriz.

nos anos seguintes, Florinda Bolkan como passou assinar o nome, construiu uma carreira brilhante. Foram anos que lhe renderam uma enorme fama e a colocaram entre os mais extraordinários talentos da Europa: em 1968, fez Metti una sera a cena, ao lado de Jean Trintignat, Annie Girardot e Tony Musante - o filme foi indicado à Palma de Ouro no festival de Cannes; em 1969, estrelou em Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita, drama político ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e do prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes - um dos melhores filmes de sua carreira, sendo a única atriz brasileira a ter protagonizado um filme premiado com o Oscar da Academia de Cinema de Hollywood.

No auge do sucesso. em 1070, Florinda participa do filme Anônimo Veneziano, o mais visto daquele ano, e conquista o David di Donatello de melhor atriz - prêmio concedido pela Academia Italiana de Cinema, considerado o Oscar italiano. Florinda ganhou este prêmio três vezes, assim como Sophia Lorem r Claudia Cardinali.
Tornou-se, então, a principal estrela da Itália, como atriz de papéis dramáticos e românticos.

Entre 1970 e 1975, Florinda Bolkan participou em mais de 20 filmes, com alguns dos mais importantes diretores e atores do mundo.



Bem essa é uma pequena mostra da história de Florinda, que em Uruburetama não passou de nome de doce em uma fabrica que produzia doces com banana.

O que ouço muito na cidade quando me refiro a Florinda Bolkan, é que a atriz nunca deu muita bola por nossa cidade. Só retornou a terra natal adulta e já internacionalmente famosa. Por aqui nunca projetou nada e quando pelo Ceará resolveu produzir algo, fez um filme de nome Eu Não Conhecia Tururu.

Uruburetama nunca esteve nos planos de Florinda, o Cine São João de Uruburetama o único e extinto cinema da cidade nunca reproduziu um só filme de Florinda.
Se não for por interesses próprios de alguns filhos desta terra em saber e conhecer sua história por conta própria, já que em nossa cidade não a
um só lugar onde possamos ver algo sobre Florinda.

Vemos o grau de desprezo por nossa cultura ao chegarmos a Biblioteca pública de Uruburetama que tem o nome do pai de Florinda, Soares Bulcão e ver que não á nenhuma referência a este brasão da história uruburetamense.

Um velho ditado já diz "casa de ferreiro, espeto de pau". Não sei se à culpados por isso, mas nunca foi divulgado um filme ou uma exposição de Florinda em Uruburetama. Se não á nada divulgando sua história como querem que nosso povo á conheça e a admire.
Infelizmente é assim.

Gustavo Castro
FONTE: Revista ZÉ Nordeste de 2009 Edição Nº 4

Patrimonio Abandonado, Executivo Ignora

Patrimonio Abandonado,
Executivo Ignora



É uma grande falta de respeito do Poder Executivo para com o Poder Legislativo e principalmente com o povo. Porque no dia 08/06/2009. Eu Vereador Manuel Hélio Fernandes Coelho apresentei no plenário da Câmara Municipal de Uruburetama uma indicação para a reforma geral desta quadra: Governador Valdemar de Alcântara. E foi uma votação unânime e até a presente data o Poder Executivo não se manifestou para nenhuma justificativa.
A quadra está toda deteriorada é muito triste. Os nossos jovens do bairro Nossa senhora das Graças e bairro São Francisco pedem uma solução urgente, por conta da ociosidade.
O esporte é muito importante para ocupar a mente.


Vereador Manuel Hélio
FONTE: fecebook

OBS: Vejam que os bens públicos abandonados, as reformas inresponsaveis sem o questionamento histórico e cultural desses bens, são todos de outras gestões onde o então grupo no inicio era aliado. Questões partidárias e politicas não podem resvalar na população, que é refém do querer do Executivo. E o nosso está mostrando para que veio.

Gustavo Castro

18.3.12

Uruburetama entra os 10 Piores no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) do Ceará

Uruburetama entre os 10 Piores no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) no Ranking do Estado

No ranking estadual, mesmo entre os dez primeiros colocados, não há nenhum município com excelente gestão fiscal (conceito A). Os dois primeiros da lista, São Gonçalo do Amarante e Alto Santo, são os únicos pertencentes ao rol dos 500 melhores Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) do Brasil. A pontuação alcançada por essas cidades, entretanto, acabou sendo conquistada por caminhos diferentes.

O êxito de São Gonçalo do Amarante, por exemplo, está relacionado à obtenção da nota máxima no indicador IFGF Receita Própria, que se refere à capacidade de arrecadação de cada município.

Já Alto Santo, se destacou pelas notas máxima no IFGF Gastos com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; e no IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida da cidade.

Os dois municípios cearenses são ainda os únicos que figuram no rol dos 500 melhores resultados do País

Dez piores

Já entre os dez piores classificados no ranking dos municípios cearenses estão Catunda, Camocim, Pacajus, Mulungu, Barro, Acarape, Uruburetama, Aracati, Milhã e Iracema.

Falta de liquidez

O principal motivo da performance negativa desses municípios foi a falta de liquidez. Nesse indicador sete apresentaram resultado zero.

Três deles - Uruburetama, Aracati e Iracema - ficaram com nota zero no indicador IFGF Gastos com Pessoal, superando o teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)para a folha de salários do funcionalismo - 60% da Receita Corrente Líquida (RCL)

Metodologia

Em sua 1ª edição e com periodicidade anual, o indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte. E mais IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos que foram contraídos em exercícios anteriores.

Os quatro primeiros têm peso de 22,5% sobre o resultado final. O IFGF Custo da Dívida, por sua vez, tem peso de 10%. O índice varia entre 0 e 1, quanto maior, melhor é a gestão fiscal do município. Cada município é classificado com conceitos: A (Excelência) B (Boa Gestão), C (em Dificuldade), e D ( Crítica).

ANCHIETA DANTAS JR. / ÂNGELA CAVALCANTE
REPÓRTERES
FONTE: Diário do Nordeste

17.3.12

Juventude se mobiliza e retoma treinos de Handebol em Uruburetama por conta propria

Juventude se mobiliza e retoma treinos de Handebol em Uruburetama

Depois de anos treinando handebol, no ginásio do CSU de Uruburetama.
O esporte foi deixado de lado para dar espaço a vagas de trabalho, muito importante para nosso município é verdade. Mas ficamos sem nosso velho templo do esporteuruburetamense.
Sem uma equipe de treinadores, nem incentivo publico ao esporte juvenil nas escolas e nos bairros.
É verdade que temos algumas quadras, mas nenhum ginásio poliespotivo coberto, com arquibancadas e vestiários, que possa comportar grandes jogos e grande publico e eventos desportivos regionais.

A juventude cansou de esperar e se mobiliza, reunindo a turma amante do esporte para praticar Handebol, todos os sábados as 14hs na quadra da EEM Matilde R. Vasconcelos.
Muitas partidas, diversão, relembrando os tempos do "compreensivo Zé"

Todos estão convidados para o racha.

Gustavo Castro

16.3.12

Uruburetama perde o seu primeiro jogo depois que retornou as atividades profissionais

Fim de Invencibilidade da
Banana Mecânica

Após 17 jogos invicto, 16 pelo campeonato cearense de 2011, onde foi campeão e 1 na sua estreia por 2x2 com o time do Arsenal de Caridade na segunda divisão de 2012, o Uruburetama perde o seu primeiro jogo depois que retornou as atividades profissionais.

Nesta quinta-feira (15/03), no estádio Barrosão em Trairí a 32km de Uruburetama, o Maracanã não tomou conhecimento da banana mecânica e aplicou 4x0 no time serrano, aos 22 minutos, Didi abriu o placar para os visitantes, enquanto Handerson ampliou o placar dois minutos depois. No segundo tempo, Dico fez mais dois para os visitantes, aos 16 e aos 35.

Maracanã e Pacatuba estão empatados no numero de pontos mas o Maracanã lidera no saudo de gols, enquanto o Uruburetama é só o quinto colocado em duas rodadas realizadas.

Na próxima rodada o Uruburetama vai até fortaleza jogar com o Uniclinic no estádio Antônio Cruz, domingo (18/03), às 15h30.



Gustavo Castro

15.3.12

Uruburetama também comemora 90 anos do PCdoB

Interior do Ceará também comemora 90 anos do PCdoB


Cidades de todas as regições do Ceará também já programaram atividades para celebrar os 90 anos do PCdoB. Sessões solenes, festas, caminhadas e distribuição de material fazem parte do calendário de festividades.

Os 90 anos do PCdoB será festejado não só em Fortaleza, mas em todo o Ceará. Em várias cidades do interior do Estado, os comunistas comemoram a trajetória do partido político mais antigo do país. Nesta quinta-feira (15/03), acontecerá uma sessão solene em São Luis do Curu. No sábado (17), homenagens em Aurora e Assaré. Barro realizará programação na segunda-feira (19). Quarta-feira (21), Crateús realizará uma sessão solene e na quinta-feira (23), Maracanaú, Acaraú e Morada Nova festejam os 90 anos do PCdoB enquanto em Pacatuba, os comunistas realizarão caminhada com a distribuição de material.

No sábado (24/03), em Tabuleiro do Norte, os comunistas inaugurarão a sede do PCdoB na cidade e oferecerão um almoço festivo. No mesmo dia, Russas, Chaval, Potiretama, Graça e Pacajus realizarão uma festa para comemorar a data. Em Uruburetama, a programação prevê distribuição de material, enquanto em Sobral, um ato político no Beco do Cotovelo, tradicional ponto de encontro do município, reunirá os comunistas.

Domingo, dia 25 de março, data oficial dos 90 anos do PCdoB, serão realizadas sessões solenes nas cidades de Milagres, Potengi e Barbalha. Em Palhano será realizado um ato político enquanto em Farias Brito uma festa animará comunistas e amigos do PCdoB.

Baturité, Crato, Nova Russas e Sobral realizarão sessões solenes no dia 26 de março. Cariús (28), Guaiúba (29), Campos Sales e Farias Brito (ambas no dia 30), e Independência (05/04) também programaram sessões solenes em alusão aos 90 anos do PCdoB.

De Fortaleza,
Carolina Campos

13.3.12

Inácio Arruda apresenta projeto para anular cassação de Prestes em 1948

Inácio Arruda apresenta projeto para anular cassação de Prestes em 1948

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) anunciou, em discurso nesta terça-feira (13), a apresentação de projeto de resolução para que o Senado corrija um erro histórico: declare nula a Resolução da Mesa adotada em 9 de janeiro de 1948, que extinguiu o mandato do senador Luís Carlos Prestes (1898-1990) e de seu suplente, após a cassação do registro do Partido Comunista do Brasil.

O pedido foi feito pela viúva do ex-senador, Maria Prestes, durante a cerimônia de premiação do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, ocorrida nesta manhã. Maria Prestes foi uma das agraciadas com o prêmio, e pediu aos parlamentares tal reparação, sugestão acatada pelo senador Inácio.

Em aparte, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) sugeriu ainda que na próxima reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), os senadores também sugiram a aprovação de outra proposta: a que modifica o nome de uma das alas do Senado de Filinto Müller para Luís Carlos Prestes. Em vez de homenagear Filinto Müller (1900-1973), que foi chefe da polícia política entre 1933 e 1942, durante a ditadura de Getúlio Vargas, e deu apoio, como senador, ao regime militar (de 1964 a 1985), a ala do Senado teria o nome do líder comunista Luís Carlos Prestes. O projeto é de autoria da senadora Ana Rita (PT-ES).

FONTE: Diário do Nordeste

Versos do Poeta "Soares Bulcão"


Parêmias
Soares Bulcão


Quem muito quer do futuro
vê tudo através do verde;
Mais vale o pouco seguro:
— Quem muito quer, tudo perde.

A desgraça no mais forte
Mais robustece a esperança;
Nunca descreias da sorte;
— Quem espera sempre alcança.

Nunca motejes do pobre
Nem dos defeitos que vês;
Por igual o céu nos cobre:
— Cada qual como Deus fez.

Como a boca, a pena explica
Reservas do pensamento;
A letra da pena fica,
— Palavras, leva-as o vento.

Quem o bem fez bem espere,
E o mal também, se é devido:
Porque — Quem com ferro fere
Com o ferro será ferido.

Vai com jeito e paciência,
Se do melhor queres tu;
Bem nos mostra a experiência:
— Quem se vexa come cru.

Muita coisa que vidrilha
Parece ser um tesouro...
Não te iludas com o que brilha:
— Nem tudo que brilha é ouro...

12.3.12

TCM Visita Uruburetama

TCM Visita Uruburetama

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) inicia, nesta segunda-feira, o cronograma de inspeções ordinárias de 2012 nas prefeituras e câmaras municipais cearenses. Nesta semana, apenas quatro municípios serão visitados, mas, na semana passada, houve fiscalização, em caráter especial, em sete prefeituras e uma câmara municipal.

De segunda a sexta-feira da próxima semana, os técnicos do TCM estarão fiscalizando as prefeituras e câmaras de Maracanaú e Crato. Do dia 12 ao dia 14, uma equipe de fiscalização estará na prefeitura e na câmara de Uruburetama e de 14 a 16 a mesma equipe estará na prefeitura e na câmara de Pentecoste. O cronograma de fiscalização elaborado para este ano prevê inspeções ordinárias em todos os municípios cearenses.

No trabalho de fiscalização a ser feito neste ano, o Tribunal de Contas dos Municípios também fará uma espécie de avaliação de desempenho, ou seja, vai aprofundar as investigações não se limitando aos aspectos formais da legislação.

O esquema de fiscalizações ordinárias do TCM será semelhante ao dos anos anteriores, devendo as equipes saírem na segunda e retornarem apenas na sexta. O Tribunal definiu como meta para este ano visitar todos os municípios cearenses.

Nos julgamentos que realizou em 2011, o TCM considerou irregulares 1.129 prestações de contas de gestão e 207 tomadas de contas de gestão. Nas prestações de contas de gestão, foram aplicadas em tese 414 notas de improbidade administrativa e nas tomadas de contas de gestão foram 82 notas de improbidade administrativa.

O trabalho do TCM deve ser intensificado neste ano. Além de uma ação mais consistente no sentido de evitar o desmonte de prefeituras em razão das eleições, também serão realizadas inspeções não apenas para analisar os aspectos formais quanto à legalidade da aplicação dos recursos, mas o desempenho.

FONTE: Diario do Nordeste/Política

Uruburetama Empata Fora de Casa em sua Estreia na Segundona 2012

Uruburetama Empata Fora de Casa em sua Estreia na Segundona 2012

O Uruburetama Futebol Clube estreou bem na SEGUNDONA 2012 ao empatar em 2 X 2 com o Arsenal da cidade de Caridade na tarde desse domingo, 11 de março. O jogo foi disputado no vazio Estádio do Junco, em Sobral, em função do Estádio Municipal de Caridade não atender as exigências do Estatuto do Torcedor.

O Uruburetama abriu o marcador aos 28 minutos do primeiro tempo através do artilheiro Paloma, após boa jogada de Diego Recife pela esquerda. O gol de empate veio logo a seguir, aos 34 minutos, através do Zagueiro Brito, que aproveitou rebote da defesa, depois da cobrança de um escanteio, para deixar tudo igual no marcador.

No segundo tempo o jogo continuou equilibrado e, somente aos 40 minutos é que o placar voltou a ser alterado, com o atacante Dejane do Arsenal virando o jogo, após falha da defesa uruburetamense. Luan, através de cobrança de pênalti aos 44 minutos, anotou o gol de empate do Uruburetama, dando cifras finais ao marcador e fazendo justiça ao futebol apresentado pelas duas equipes.

FONTE: Blog Umirim Notícias

8.3.12

Dia da Mulher



Foi Deus que fez você-Amelinha

Homenagear um ser que foi feito por Deus para dar a vida dar carinho, nos dar colo, brincar com seus cabelos, amar e para sempre dividir nossas vidas.
Não um dia mas um sentimento de gratidão por essas mulheres que mudam nossas vida.
Aquelas uruburetamenses que aqui estão lutando em nossa cidade, nos educando e nos dando o prazer do convivio, meus sinceros Feliz Dia das Mulheres.

Gustavo Castro

7.3.12

Uruburetama Recordar e Viver

Uruburetama Recordar e Viver

Lembro quando brincávamos nos brinquedos da praça da cadeia e a melhor curtição era tomar banho nos rios, jogar de bila, castanha, garrafão e juntar carteiras de cigarro para usar como dinheiro.
E no Carnaval a única preocupação que tínhamos era em não levar maizena nos olhos.
No São João era tudo grandioso as ferinhas os enormes parques perto do calçadão, e quando a garotada toda esperava pra brincar no parque de graça depois dos festejos, um bilhete pro parque era um troféu grandioso.

As iluminações de natal ainda hoje estão em nossas mentes, o presépio que era montado no coreto do calçadão e o presépio da igreja nos encantavam.
Tivemos sorte de crescermos em uma época maravilhosa que deixou muita saudade.
Mudaram as faixadas, nos crescemos e agora somos parte da construção do futuro de Uruburetama.

Podemos sim nos indignar, protestar, falar, ouvir outras ideias e posições, ir a onde quisermos, ser amigos de quem for. Ninguém pode dizer onde devemos ir, ou nos limitar ao que posso ou não fazer.
Quando alguém foge do controle "deles"e decide tomar alguma posição, se diz que este está fazendo baderna, agora o povo é baderneiro porque decidiram protestar por suas vidas, vidas estas perdidas por causa da bebida das drogas e do mal acompanhamento de suas criações e ainda pela falta de lei e de controle sobre o grande numero de motos nas mãos de qualquer um, crianças sem capacetes, crianças pilotando, famílias inteiras em cima de uma moto e ainda os irresponsáveis empinando e rachando em meio a população.

Tudo que nós falamos hoje se diz que é porque somos oposição, alguns ainda dizem que estamos sendo usados para agredir e difamar a prefeitura, mas se algum funcionário desta comentar algo sobre a prefeitura ou algo relacionado ou poder, este coitado verá a força caridosa do poder em ação, como a famosa perseguição, transferencia e ate o desemprego.
O que mais incomoda é como querem controlar as coisas publicas como se aquele fosse dono do poder publico, chegando ate a limitar e cortar o microfone daqueles que pela constituição federal é o representante do povo na Câmara Municipal.
Não querer ouvir uma contradição ao seu ponto de vista é ditadura.

O povo tem todo o direito de ouvir seus representantes e estes tem todo o direito de expor suas posições na tribuna.
Por isso que devemos sim, acompanhar o andamento da politica, dos nossos vereadores do prefeito e das decisões tomas por eles.
Garanto que se esse projeto da praça Coronel Paixão tivesse sido aberto ao povo, se esse teria sido aprovado por alguém, nos resta esperar e ver qual a decisão do povo uruburetamense.
O povo não é bobo, ele pode estar oprimido mas não abatido.

Gustavo Castro

6.3.12

Revolta popular em uruburetama



ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO ITAMARATY REALIZA PROTESTO NA AVENIDA JOSÉ LOPES CABRAL

O protesto aconteceu neste dia 5 de Março de 2012, o mesmo foi organizado pela associação de moradores do bairro Itamaraty, populares fecharam as duas vias da Avenida José Lopes Cabral ao final da tarde. O protesto que tinha como objetivo sensibilizar as autoridades do município de Uruburetama a tomarem providências referente a rachas, acidentes,morte, abuso dos motorista na condução dos veículos etc.
O Ministério Público solicitou que a prefeitura municipal de Uruburetama tomasse as devidas providencias que construíssem as lombadas na via, sendo que até agora nada foi feito, os moradores esperam que as devidas providencias sejam tomadas, pois o clima é de insegurança e medo.



FONTE: Blog Uruburetama.com

5.3.12

João Gabriel de Carvalho e Melo, de Uruburetama para a História do Acre

A EPOPÉIA DO ACRE

João Gabriel de Carvalho e Melo, de Uruburetama para a História do Acre


Na manhã do dia 3 de fevereiro de 1878 o "gaiola" ANAJÁS, pertencente à "Companhia de Navegação do Amazonas", cruzou a foz e atracou no barranco do rio Aquiri, assim chamado pelos "Apurinãs", habitantes primitivos daquela região. O sítio, hoje denominado Boca do Acre, dista 2.422 milhas marítimas do porto de Belém, local de início da longa singradura fluvial. A distância em relação até Manaus, capital do estado do Amazonas, é de 1.497 milhas, sendo de 1.380 milhas o caminho percorrido desde a foz do rio Purus.

Embarcado no "ANAJÁS", como afretador do navio, estava o bem sucedido seringalista João Gabriel de Carvalho e Melo, natural de Uruburetama, estado do Ceará, acompanhado de vários familiares, recentemente recrutados pelo parente próspero, e muitos trabalhadores, também cearenses, contratados pelo mesmo João Gabriel, para a extração do látex das seringueiras existentes na nova "colocação", selecionada desde 1874, por este cearense que pioneiramente se estabeleceu no importante afluente do Purus.

No ano de 1857, João Gabriel, recém-chegado ao Purus, selecionara uma área vizinha a alguns lagos, em cujas margens viviam os "Jamamadís", que batizaram o local com o nome de "Tauariá" (409 milhas, rio acima, da foz do Purus).

Durante anos a fio João Gabriel explorou os seringais nativos de Tauariá e prosperou muito, principalmente devido ao fato de lá permanecer ininterruptamente, sem "baixar" a Belém no "inverno".

Nesse meio tempo teve como vizinhos o célebre Manoel Urbano da Encarnação, que antes de 1865 já havia subido por quatro vezes o Purus, em viagens de exploração, e o não menos famoso Antônio Labre, o primeiro a atravessar os "Campos Gerais do Puciarí", entre o Madeira e o Purus, para depois se fixar no trecho vizinho à boca do Ituxí, onde hoje se situa a cidade de Lábrea (786 milhas da foz do Purus).

Agora, percebendo a fertilidade das terras a montante de "Tauariá", João Gabriel decidira mudar de pouso e, para tanto, já avisara à firma aviadora do Visconde de Santo Elias, para alterar o destino das suas mercadorias, antes despachadas para "Tauariá", agora para a nova exploração do Aquiri.

Com a determinação para alterar o destino das suas cargas, João Gabriel de Carvalho e Melo foi o responsável, involuntário, pelo "batismo" das novas terras, situadas a sudoeste do estado do Amazonas, com o nome de "Acre". Os portugueses da firma aviadora, devido ao sotaque peculiar dos lusitanos, transformaram, por síncope, Aquiri em Acre.

Vinte e quatro anos decorridos, no fim do primeiro semestre de 1902, chegou aos seringais do Acre a notícia de que a Bolívia arrendara para uma empresa estrangeira, companhia de carta do tipo usado para a "colonização da África", aqui denominada "Bolivian Syndicate", todas as terras que figuravam nos seus mapas antigos como "tierras non descubiertas".

No seringal de João Galdino de Assis Marinho, aonde vinha demarcando as posses, o fato novo chegou aos ouvidos de José Plácido de Castro, que registrou no seu diário o seguinte comentário:

"Veio-me à mente a idéia de que a pátria brasileira se ia desmembrar, pois a meu ver, aquilo não era mais do que um caminho que os Estados Unidos abriam para futuros planos, forçando desde então a lhes franquear a navegação dos nossos rios, inclusive o Acre. Qualquer resistência por parte do Brasil ensejaria aos poderosos Estados Unidos o emprego da força e a nossa desgraça em breve estaria consumada. Guardei apressadamente a bússola de Casella, de que me estava servindo, abandonei as balisas e demais utensílios e saí no mesmo dia (23 de junho de 1902) para as margens do Acre".

Imediatamente, dirigiram-se José Galdino de Assis Marinho e Plácido de Castro para "Bom Destino", seringal explorado por Joaquim Vitor da Silva, situado a 94 milhas a montante da Boca do Acre, já nos limites do atual estado do Acre.

Joaquim Vitor da Silva, personagem esquecido pela História, foi, nada mais nada menos, o líder civil de um movimento, já em curso, que contestava a soberania boliviana sobre as terras ocupadas pelos brasileiros, na sua maioria cearenses retirantes da grande seca de 1877-1879.

Aquele momento histórico, chegada de Plácido de Castro a "Bom Destino", marcou o encontro do chefe civil com o futuro chefe militar da bem sucedida "Revolução Acreana!".


João Gabriel de Carvalho e Melo é o personagem principal de uma trama que se passa nos seringais amazônicos. Desiludido com a vida depois que o tio da mulher se nega a lhe vender uma novilha a prestação, sai de casa em busca do eldorado. À procura da riqueza, descobre a solidão. Aferrado à ideia do regresso, embrenha-se cada vez mais na floresta para tornar-se o primeiro desbravador das terras acreanas. Seu rastro seria seguido por milhares de aventureiros. E essa migração haveria de resultar em um conflito armado entre o Brasil e a Bolívia.

Amazônia dos brabos baseia-se em fatos e personagens reais. É a história dos que enfrentaram as piores provações por acreditar nos sonhos. É uma ode aos que lutaram em uma guerra inglória para fazer do Acre um pedaço do Brasil. E uma homenagem aos que fazem da perseverança uma alavanca capaz de mover o mundo.

Saiba como comprar este livro Clique Aqui

FONTE:Partido Nascional Democratico, A Epopéia do Acre