Florinda Bulkan para os uruburetamense
O mundo reconhece seu talento, os Italianos a veneram. No Brasil nem tanto, mas seu nome sempre é lembrado por sua história vitoriosa e sua fama na Itália.
Uruburetamense filha do ilustre José Pedro Soares Bulcão, escritor, Deputado Estadual, jornalista, historiador, genealogista e poeta, alem de ser autor do hino de Uruburetama.
Florinda saiu cedo de Uruburetama ainda criança foi para o Rio de Janeiro com sua família, desde cedo muito estudiosa, aprendeu línguas e desde nova trabalhou.
Depois de passar por diversos empregos, tornou-se comissária de bordo da Varig.
Em 1967, aos 26 anos, convidada por amigos italianos, foi para Roma, onde conheceu luchino Visconti, um dos mestres do cinema italiano. Ele a convenceu a superar sua timidez e tornar-se atriz.
nos anos seguintes, Florinda Bolkan como passou assinar o nome, construiu uma carreira brilhante. Foram anos que lhe renderam uma enorme fama e a colocaram entre os mais extraordinários talentos da Europa: em 1968, fez Metti una sera a cena, ao lado de Jean Trintignat, Annie Girardot e Tony Musante - o filme foi indicado à Palma de Ouro no festival de Cannes; em 1969, estrelou em Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita, drama político ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e do prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes - um dos melhores filmes de sua carreira, sendo a única atriz brasileira a ter protagonizado um filme premiado com o Oscar da Academia de Cinema de Hollywood.
No auge do sucesso. em 1070, Florinda participa do filme Anônimo Veneziano, o mais visto daquele ano, e conquista o David di Donatello de melhor atriz - prêmio concedido pela Academia Italiana de Cinema, considerado o Oscar italiano. Florinda ganhou este prêmio três vezes, assim como Sophia Lorem r Claudia Cardinali.
Tornou-se, então, a principal estrela da Itália, como atriz de papéis dramáticos e românticos.
Entre 1970 e 1975, Florinda Bolkan participou em mais de 20 filmes, com alguns dos mais importantes diretores e atores do mundo.
Bem essa é uma pequena mostra da história de Florinda, que em Uruburetama não passou de nome de doce em uma fabrica que produzia doces com banana.
O que ouço muito na cidade quando me refiro a Florinda Bolkan, é que a atriz nunca deu muita bola por nossa cidade. Só retornou a terra natal adulta e já internacionalmente famosa. Por aqui nunca projetou nada e quando pelo Ceará resolveu produzir algo, fez um filme de nome Eu Não Conhecia Tururu.
Uruburetama nunca esteve nos planos de Florinda, o Cine São João de Uruburetama o único e extinto cinema da cidade nunca reproduziu um só filme de Florinda.
Se não for por interesses próprios de alguns filhos desta terra em saber e conhecer sua história por conta própria, já que em nossa cidade não a um só lugar onde possamos ver algo sobre Florinda.
Vemos o grau de desprezo por nossa cultura ao chegarmos a Biblioteca pública de Uruburetama que tem o nome do pai de Florinda, Soares Bulcão e ver que não á nenhuma referência a este brasão da história uruburetamense.
Um velho ditado já diz "casa de ferreiro, espeto de pau". Não sei se à culpados por isso, mas nunca foi divulgado um filme ou uma exposição de Florinda em Uruburetama. Se não á nada divulgando sua história como querem que nosso povo á conheça e a admire.
Infelizmente é assim.
Gustavo Castro
FONTE: Revista ZÉ Nordeste de 2009 Edição Nº 4
Nenhum comentário:
Postar um comentário