24.1.12

Cerapió 2012 no Pau alto dia 25/01

Uruburetama será paisagem para Rally Cerapió 2012



O 2º dia do Cerapió, no dia 25 de janeiro, a prova terá largada de Trairi e chegada em Sobral, Ceará. Serão 217 Km para carros, quadriciclos e moto rally e 231 Km para as motos das demais categorias. O trajeto do rally passará por Tururu, Uruburetama, com destaque para a Subida do Pau Alto, uma serra onde somente as motos passarão, com termino em Itapipoca, com 114 km percorridos para as motos e 100 Km para carros, quadriciclos e moto rally. Na 4ª etapa do dia predominará um pouco da da história do rally, revivendo estradinhas de cascalho, sempre margeando a linha férrea, que liga Sobral a Fortaleza. Esta 4ª etapa terá mais 117 Km para todas as modalidades. A chegada será no Parque Lagoa da Fazenda, em Sobral.

Babidi quer fazer história

Com nome inspirado em animação japonesa, Babidi quer fazer história

Jovem atacante marcou gol de empate do Itapipoca, contra o Ferroviário, aos 46 minutos do 2º tempo. Jogador foi revelado pelo Uruburetama






Ele entrou quando o mais crédulo torcedor do Itapipoca não acreditava que o Garoto Travesso fosse conseguir o empate. No entanto, o jovem Babidi (que tem nome referente a um dos personagens principais do animação japonesa Dragon Ball Z, febre entre os fãs da cultura pop nipônica) provou que a esperança é, de fato, a última que morre. E, para isso, basta ter apenas perseverança e atitude.

Aos 46 minutos, ele cobrou falta com precisão, da ponta direita da área do Ferroviário e encobriu o goleiro Handerson, sem dar a ele chances de defesa. O resultado foi um golaço e o empate consagrado com o apito do árbitro um minuto depois (acompanhe no vídeo acima).

- Estou muito feliz em começar o campeonato com um gol desses. Principalmente, na situação em que estávamos - disse, cheio de alegria, Babidi.

Babidi foi cotado com uma das possíveis revelações do Estadual e uma das esperanças de gol do Itapipoca. Pelo menos, neste primeiro jogo, ele correspondeu às expectativas.

- A gente tem que arriscar, não é? - frisou Babidi, após o término do jogo com o Ferroviário.

Babidi tem 19 anos e começou a carreira depois de uma peneira da qual participou em Uruburetama. Na época, o atual técnico do Itapipoca, Milton Fernandes, viu o garoto e gostou da sua produção em campo.

Com isso, Babidi foi um dos escolhidos para compor o elenco do Uruburetama, campeão da terceira divisão do Campeonato Cearense de 2011, e acabou vindo para o Itapipoca, disputar o Estadual 2012.

- Quero dedicar esse gol à minh a esposa Daniele e à minha filha Beatriz, que estão me vendo neste momento, com certeza - finalizou o jovem atacante.

Babidi é a aposta do Itapipoca para a temporada 2012 (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)
Babidi é a aposta do Itapipoca para a temporada 2012 (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com

19.1.12

Melhor prevenir do que lamentar

Prevenção
Espero que algum Vereador se adiante, e se for acontecer alguma "reforma" na Praça 1º de Agosto ou Praça da Matriz de São João Batista, eles possam pedir a apreciação do projeto e pedir a concervação daqueles bens historicos, pela sua representatividade a todos nós uruburetamenses.
E que não aconteça mais nada parecido com o "caso Praça Coronel Paixão".
Por favor senhores Vereadores nos representem a esse caso.

Gustavo Castro

11.1.12

Nós Cremos nos Jovens

Nós Cremos nos Jovens

"Eu os vejo invadindo as ruas, sonhando mudar meu país; conquistando as praças, tocando o futuro com mãos de ternura; sorrindo nos bailes, contando histórias alucinantes; correndo em "tribos", fugindo da solidão urbana; com roupas exóticas, vestindo seus planos mais secretos. Eu os vejo tão perto, mas algumas vezes tão distantes. Eu os vejo assim, porque também sou um deles. Anseio que um dia nossos olhos se encontrem, nossos sonhos se toquem. E sem temer a força do medo, nem o dissabor das suas palavras, enfrentando a fúria do vento, com voz de menino, dizendo: Nós cremos na vida, no sorriso mais puro e sincero, no encanto da noite e no brilho do dia: Nós cremos nos jovens!"

Autor: ( Dalcides Biscaldim )

Retirado de uma postagem no Facebook de Hilson de Paiva

Definição do calendário eleitoral 2012.


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu o calendário eleitoral 2012.
Confira abaixo o calendário eleitoral de 2012:

9/05 - Término do prazo para o eleitor pedir inscrição eleitoral, transferência de domicílio ou alteração no título de eleitor para quem mudou de endereço dentro do município.


10/06 - Início do período para a realização de convenções dos partidos para escolha de candidatos, que ficam proibidos de participar de programas de rádio e televisão.


30/06 - Término do prazo para a realização das convenções.


5/07 - Último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem, no cartório eleitoral competente, até às 19h, o pedido de registro de candidatos.


5/07 - Início do período em que os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais funcionarão em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados.


6/07 - Liberação da propaganda eleitoral


7/07 - Os agentes públicos não podem nomear, contratar ou admitir, demitir sem justa causa, remover, transferir ou exonerar servidor público até a posse dos eleitos, inclusive os aprovados em concursos públicos homologados até esta data.


9/07 - Término do prazo para o eleitor com deficiência ou dificuldade de locomoção pedir transferência para seção eleitoral especial.


8/08 - Último dia para o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral pedir a segunda via do título em qualquer cartório eleitoral.


21/08 - Início do período para a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.


7/09 - Término do prazo para a entrega dos títulos eleitorais de quem se inscreveu ou pediu transferência.


2/10 - Último dia para a realização de debates no rádio e televisão.


7/10 - Dia das eleições



Fonte:
Sobral de Prima / Ceara em Rede
Umirim Noticias

10.1.12

Proteste Você Tambem

Redes Sociais, um canal de protesto

As redes sociais viraram um meio para protestar, debater os problemas, desafios e demonstrar a sua indignação para com nosso município com mais facilidade e desenvoltura. Já que em nossa cidade não existe um espaço dedicado aos jovens, nem mesmo um meio sólido de comunicação entre executivo e população.
A Internet se tornou parceira da juventude, ainda mais quando vivemos dentro de uma prole movida pelo medo, perseguição, ameaças, intimidação e autoritarismo. Quase uma ditadura, controlando vidas, pensamentos e posições de um povo que depende dos empregos da prefeitura para sua sobrevivencia.
Por isso se sujeitam ao medo, receando a perda do pouco conquistado quase sempre pela moeda de troca mais usada no interior, o voto. Essa é a politica em que ainda vivemos no interior do país, ate quando seremos obrigados a nos submetermos á essas pessoas que estariam ali para nos defender e lutar por melhorias para o povo e nossa cidade e não só para suas próprias famílias.

Gustavo Castro

9.1.12

Acidente com morte na CE-243 em Uruburetama

Acidentes em estradas deixam dois mortos e 18 feridos no Ceará

Duas pessoas morreram e 18 ficaram feridas em acidentes ocorridos nas estradas do Ceará. Ao todo, foram regitsrado 27 acidentes no período que compreende o domingo (8) e a manhã desta segunda-feira (9), segundo informações das polícias rodoviárias Federal (PRF-CE) e Estadual (PRE-CE).

Na madrugada desta segunda-feira (9), um jovem, de 20 anos, morreu após ser atropelado por um carro de passeio no quilômetro 40 da BR-222, em Caucaia, de acordo com a PRF-CE.

Em Uruburetama, no quilômetro 4 da CE-243, um homem morreu após cair da motocicleta. A vítima foi Antônio Cláudio Araújo, de 32 anos. Segundo a PRF, a vítima não possuía habilitação e estava sem capacete.

FONTE: Diario do Nordeste

6.1.12

Rateio do FUNDEB é de R$ 330,00 em Uruburetama

Caros Professores,
Enquanto o Governo Federal anuncia o aumento do valor do FUNDEB para os municípios, o município de Uruburetama anuncia o mísero rateio do FUNDEB no valor de R$ 330,00.
Este valor que não chega ao valor do salário mínimo é um verdadeiro desrespeito ao povo de Uruburetama e principalmente aos nossos professores.
O FUNDEB é um dinheiro sagrado para pagamento de salário dos professores, não deve ser utilizado para outros fins. De acordo com o portal da transparência recebeu de janeiro a dezembro mais de sete milhões de reais, deste valor 60% é para o pagamento dos professores.O que sobra deste montante deve ser rateado com os professsores, assim como faz a maioria dos municípios sérios.
Devemos cobrar uma posição dos membros do conselho do FUNDEB, dos Vereadores e do Ministério Público. Proponho uma fiscalização em todas as contas do FUNDEB para que possamos ver o que aconteceu. O FUNDEB é dos Professores. Proponho a todos os Vereadores a fazerem um requerimento solicitando uma audiência pública para que a Secretária de Educação se explique na presença dos Vereadores e dos Professores, por que Uruburetama vai ratear este valor insignificante a esta classe que tanto tem feito pela Educação de nosso Município.

Vereadora Cristiane Cordeiro

4.1.12

Destruição em Uruburetama

Destruição da Historia Uruburetamense

A Prefeitura Municipal de Uruburetama já se acostumou é destruir nossa historia física como praças e monumentos para simplesmente abrir espaços e fazer reformas pífias em praças.
Já engolimos a seco a destruição da fonte na Praça Mons. José Solon no largo da Igreja Matriz.
A destruição da Praça Cel. João António de Paula, para uma "reforma" que convenhamos só nos envergonhou, com a falta de zelo com que a obra foi realizada.
E agora essa, uma "reforma" na Praça Coronel Paixão e a demolição do coreto da praça, inaugurado pelo Prefeito Dr. Hilson Paiva no dia 1º de Agosto de 1990.
Nos jovens de Uruburetama temos muitas lembranças daquele monumento que por décadas nos foi um playground, um lugar de paquera um abrigo, lembro também dos natais e dos presepios que alí eram montados.
Esperamos tudo de um prefeito, principalmente que este zele por nossas praças, e pelo o que elas representam historicamente para o município.
Que este represente o povo e faça o que os moradores do município desejem, e garanto que ninguém em Uruburetama gostaria de ver estas imagens do coreto destruído e dos demais monumentos também arrasados.
Cada dia mais me preocupo com o futuro da minha cidade, que já é tão sem expectativas devido a migração de sua população jovem para a capital em busca de oportunidades como estudo, emprego e melhoria de vida.
A tantas quadras esperando reformas, nossas ruas só buracos, o hospital, o mercado de cereais, Criar projetos para nossos jovens crianças e cultiva-los para o futuro.
Uruburetama precisa ser respeitada, defendida e amada.
2012 é hora de refletirmos e acabar com a demolição da nossa terra.


DepoisAntesDepois
Gustavo Castro

Fim da Greve dos PM cearense

Acordo põe fim à paralisação dos policiais militares

Depois de uma longa reunião, as partes subscreveram um documento garantindo ganhos aos militares

Após quase sete horas e meia de discussão, representantes do Governo Estadual e dos policiais e bombeiros militares que paralisaram suas atividades na última quinta-feira (29), chegaram a um consenso, encerrando o movimento paredista que já durava cinco dias, fato que deixou o Estado sem o seu aparato de Segurança Pública.
A reunião entre as partes terminou por volta dos 30 minutos desta quarta-feira num prédio anexo ao Palácio da Abolição, no Meireles. Os secretários estaduais Mauro Filho (da Fazenda), Eduardo Diogo (Planejamento e Gestão) e o procurador geral do Estado, Fernando Oliveira, representaram o governador Cid Gomes.

Pauta

Depois de muitas negociações, as partes redigiram um documento que, em seguida, foi levado aos manifestantes acampados na sede da 6ª Companhia do 5º BPM (Antônio Bezerra).
Contudo, somente na manhã de hoje, o assunto será colocado em discussão. A intermediação do Ministério Publico Estadual, da Defensoria Pública do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE) possibilitou o acordo.

Um documento de quatro páginas foi redigido e assinado pelas partes, garantindo uma anistia a todos os policiais e bombeiros militares que participaram do movimento, livrando-os de qualquer processo disciplinar e administrativo, bem como da instauração de inquéritos por violação ao Código Penal Militar e ao Estatuto dos Militares do Ceará.
Outro ponto acertado foi a incorporação definitiva nos salários de toda a tropa da PM e dos Bombeiros da gratificação no valor atual de R$ 920,18, que vinha sendo paga somente aos PMs que trabalham no turno C (das 6 às 22 horas). Desse modo, o salário de um soldado (posto mais baixo da corporação) será de R$ 2.634,00, retroativo ao dia 1º de janeiro de 2012.

O governo do Estado também aceitou um reajuste no valor do vale-refeição para policiais e bombeiros, que será de R$ 224,00 por mês. Os ganhos vencimentais estabelecidos no acordo serão estendidos aos inativos e pensionistas das duas corporações militares.

O documento também estabelece que a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, podendo, de acordo com a necessidade da Corporação, serem fixadas horas-extras.

Outro item estabelecido foi a criação, no prazo de 30 dias, de uma comissão com formação paritária entre os representantes do governo e das quatro associações que congregam os militares, para formular, em 90 dias, novas regras sobre a tabela salarial, discussão de horas-extras, implantação de novo modelo para promoções e reforma no Código de Ética e Disciplina da PM, para evitar casos de assédio moral, já que os praças reclamam de constantes abusos por parte de seus superiores.

Reunião

Após a reunião, os representantes das entidades militares se dirigiram ao local de concentração para pôr em votação a proposta de fim da greve. Era por volta de 1h50 quando isto aconteceu. O clima no local, que antes era de extrema tensão (diante da possibilidades de uma ação do Exército e da Força Nacional de segurança) transformou-se em comemoração da categoria.

A procuradora-geral da Justiça, Socorro França; o presidente da OAB-Ceará, Valdetário Andrade; e a defensora pública geral do Estado, Andréia Coelho, subscreveram o documento que pôs termo à paralisação das atividades de policiais e bombeiros em todo o Estado.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, por telefone, no começo da madrugada desta quarta-feira, o presidente da OAB explicou que o processo de negociação foi bastante difícil.
Já a procuradora-geral da Justiça disse ter ficado aliviada com a decisão, que pôs fim à onda de insegurança reinante no Estado com a ausência do aparato da Segurança Pública. Conforme o secretário da Fazenda Estadual, Mauro Filho, o impacto nos cofres públicos, por conta dos ganhos concedidos à categoria, será da ordem de R$ 440 milhões.

Ainda na manhã de hoje, os PMs começam a voltar aos quartéis e reiniciam as atividades de policiamento no Estado.
Policiais civis decidem parar todo o efetivo

Os policiais civis do Estado do Ceará decidiram, em assembleia realizada na noite de ontem, paralisar todo o efetivo da categoria na Capital e do Interior. Depois da decisão, tomada por cerca de 300 inspetores e escrivães, eles decidiram acampar na Praça dos Voluntários, em frente ao prédio da Delegacia Geral.

O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira (Sinpoci) convocou os servidores da categoria a parar totalmente as atividades e levar as viaturas até o pátio da Delegacia Geral, entregando as chaves para o Comando de Greve. Além disso, eles devem entregar as chaves das carceragens das DPs onde trabalham os delegados titulares.

Depois da deliberação pela paralisação, o diretor do Sinpoci Ernani Leal saiu no veículo da entidade, seguido por cinco outros automóveis, em direção as delegacias com o objetivo de ´convidar´ os policiais que estavam de serviço para que aderissem ao movimento paredista.

Comitiva

Até o momento em que a reportagem do Diário do Nordeste acompanhou o movimento, três DPs haviam sido visitadas pela comitiva e tinham sido fechadas pelo Sindicato. Viaturas da Delegacia de Narcóticos (Denarc), da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), 5º DP (Parangaba) e 34º DP (Centro) chegaram ao pátio e ficaram estacionadas. A viatura da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), que já estava no local, teve os pneus secos por uma das manifestantes.

A categoria disse ter sido desrespeitada e pede mais consideração por parte do Governador. A presidente do Sinpoci, Inês Romero, afirmou que tudo foi feito dentro da legalidade. "Acatamos as determinações judiciais e isso só enfraqueceu o movimento". A inspetora disse ainda que o Sinpoci acreditou na Justiça e no Governo e foi apunhalado pelas costas. "Nós não vamos sair daqui, enquanto o Governador não nos receber. Vamos mobilizar o Interior e esperar que eles se juntem a nós, trazendo também as suas viaturas", disse.

Exército

Ao perceber a movimentação em frente ao prédio onde estão sediadas as Delegacias Especializadas, o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Carlos de Araújo Dantas, acionou as tropas federais. Os homens do Exército fecharam as entradas do prédio e se colocaram no portão da frente, para impedir que os policiais que faziam suas reivindicações entrassem. Os manifestantes discutiram com o delegado-geral afirmando que eles "não podiam ser tratados como criminosos". A barreira formada por homens fortemente armados, porém, continuou inerte, mesmo após os protestos de alguns dos policias civis.

Negociação

Apesar de terem apoiado a paralisação dos PMs, o comando de greve dos militares não aceitou a adesão dos policiais civis, que teriam pedido um assento na mesa de negociação com o Governo do Estado. Os policiais civis disseram que "não estão sendo oportunistas, nem se aproveitando do momento de fragilidade da Segurança Pública, para relançar suas reivindicações" e, que, "independente do resultado das negociações dos militares e bombeiros continuarão parados, até que sejam atendidos".

Participação

300 policiais civis participaram, na noite de ontem, da assembleia que decidiu pela paralisação das atividades da categoria

Tropas do Exército chegam ao Cariri

A Região do Cariri, no Sul do Estado do Ceará, foi a primeira do Interior a receber reforço de tropas federais por conta da paralisação das atividades das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros. Eram aproximadamente 19 horas de ontem, quando um comboio de veículos militares - entre jipes e caminhões de transporte de tropas - entrou no Centro da cidade de Juazeiro do Norte (a 598Km de Fortaleza). No mesmo momento, outro efetivo chegava à cidade do Crato.

Para o Cariri, foram mandados 200 soldados do Exército brasileiro, sendo 130 para Juazeiro e outros 70 para o Crato.

No entanto, parte deste contingente militar poderá ser deslocado para as cidades próximas, como Barbalha, Aurora, Missão Velha, Farias Brito, Milagres, Barro e Mauriti, em caso de necessidade de segurança.

A 10ª Região Militar informou que outras regiões do Interior cearense podem também receber a presença de tropas federais nas próximas horas ou dias, caso a paralisação das atividades da PM prossiga.

Conforme o coronel Medeiros Filho, da 10ª Região, o reforço das tropas pode chegar, nos próximos dias, a dois mil homens, se necessário, para o restabelecimento da ordem pública.

Praticamente todo o Estado já foi atingido pela paralisação dos policiais militares.

Tiros e mortes

Pelo menos, duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em decorrência de um tiroteio entre gangues ocorrido, no fim da noite passada, nas ruas do bairro Serviluz, nesta Capital.

O garoto Cauany Gomes Damasceno Neri, de três anos; e Josué Francisco da Silva, 45, foram baleados e morreram na Emergência do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Um homem e uma mulher também ficaram feridos e estão internados.

FONTE: Diario Online