24.4.12

Mais uma tentativa de homicídio em Uruburetama

  Mais uma tentativa de homicídio em Uruburetama

Mais uma tentativa de homicídio em Uruburetama, foi registrada pela policia militar na noite desta segunda-feira, dia 23.
Já é o segundo que acontece em menos de uma semana, o primeiro aconteceu na sexta-feira, dia 20 onde o mototaxista Francisco Evaldo Barroso Sousa, de 32 anos foi atingido com três disparos.
Já a segunda tentativa ocorreu na noite desta segunda-feira, por volta das 20hs, no bairro Novo Angelim.
Cristovão de Sousa Castro, de 26 anos, que é primo do Evaldo mototaxista , foi lesionado a bala no braço e na perna direita. A vitima foi socorrida ao hospital municipal.
Uma equipe da Policia Militar esteve no local para colher informações do ocorrido e dados do responsável pela tentativa, segundo informações da PM, os acusados eram dois indivíduos em uma moto, eles estavam encapuzado e com capacete e possivelmente o caso teria ligação com o trafico de droga na área.
A policia está em diligência para tentar prender os acusados, mais até o momento sem êxito.
Fonte: Blog do Clesio Marques

Senador Inacio Arruda Visitará Uruburetama neste sabado



O PCdoB Uruburetama convida todos os uruburetamenses para o ato comemorativo aos 90 anos do Partido Comunista do Brasil.
O municipal fara um encontro com seus filiados e sociedade em geral, mostrando um pouco da história e da luta do PCdoB nesses 90 anos. O PCdoB Uruburetama tambem fará o lançamento de seus trabalhos e eventos neste ano. Apresentação de seus pré-candidatos e um resumo do plano de ação do PCdoB para a juventude, que é um compromisso firmado desde a abertura do partido em Uruburetama.
Contaremos com a presença do Senador Inácio Arruda, o Deputado Estadual Dr. Pierre Aguiar e os Prefeitos de Maranguape George Valentim e o Prefeito de Crateús Carlos Felipe. Alem de lideranças municipais e regionais.

O evento será realizado no dia 28 de abril as 10 horas da manhã no Polo de Atendimento de Uruburetama.

Contamos com a sua presença

"Jovem, você é o alicerce para a construção de uma nova Uruburetama"

Gustavo Castro
Presidente do PCdoB 
Uruburetama

Prefeituras fazem doações na semana santa

Prefeituras fazem doações de óculos, caixões e alimentos

As compras realizadas por prefeitos do Ceará neste último ano de mandato incluem itens incomuns nas aquisições feitas por administrações públicas. E merecem atenção dos órgãos fiscalizadores

A Semana Santa foi farta para os moradores de Uruburetama, a 127 quilômetros de Fortaleza. O prefeito Giuvan Nunes (PRB), resolveu licitar um fornecedor de oito toneladas de peixe para distribuir durante o feriado cristão. A população recebeu senhas e, no dia marcado, trocou o pedaço de papel por um pacote de pescado. A “benfeitoria” se repete desde 2005.

Moradores ouvidos pelo O POVO disseram que, este ano, ao contrário dos demais, o prefeito não participou pessoalmente da festa – teria ficado receoso por causa da legislação eleitoral.

Em um Ceará carente de recursos e com cerca de 10% da população vivendo em situação de extrema pobreza, ações assistencialistas surgem quase como inevitáveis. Acontece que, em ano de eleição, o Ministério Público Estadual (MPE) diz ficar de olho em práticas desse tipo, para evitar que doações e projetos sociais virem moeda de troca para compra de voto.

Levantamento feito pelo O POVO no Portal das Licitações, do Tribunal de Contas do Município (TCM), identificou dezenas de certames que, se tocados por gestores de má-fé, podem ser um perigo para os cofres públicos. São licitações para compra de óculos de grau populares, aquisição de caixões e arranjos funerários para famílias carentes, cestas básicas e até “kits” de açúcar, café e pães de coco.

Na maioria dos casos, argumenta-se que as doações sempre existiram, são resguardadas por lei e fazem parte de programas sociais. “Em princípio, não se pode dizer que são irregulares. Pode nem haver nada de errado, mas esse tipo de licitação chama a atenção e nós temos de acompanhar”, explicou um dos integrantes da Promotoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), Ricardo Rocha.

Material de construção

Na cidade de São Gonçalo de Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, uma licitação para compra de material de construção – não em nome da Secretaria da Infraestrutura, mas do Fundo Municipal de Assistência Social. O edital do certame não especifica em que obra o material será utilizado, mas a origem da verba dá pistas sobre o destino dos cabos, ferrolhos, vasos sanitários a
serem comprados.

O POVO mostrou esse e dezenas de outros casos semelhantes ao promotor Ricardo Rocha, que prometeu analisá-los e, se necessário, encaminhá-los para apreciação do TCM.

O POVO também tentou ouvir, na tarde de sexta-feira, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, mas as ligações feitas para a Prefeitura e para o telefone celular informado pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) não foram atendidas.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

No período eleitoral, há regras específicas para que os governos contraiam certas despesas, assim como limite de tempo para transferências estaduais e federais. Por isso, há pressa para realizar licitações antes da campanha.  

“Em princípio, não se pode dizer que são irregulares. Pode nem haver nada de errado, mas esse tipo de licitação chama a atenção e nós temos de acompanhar”

Ricardo Rocha, promotor

O POVO online
Como é possível evitar fraudes e uso da máquina nos anos eleitorais? Dê sua opinião no canal Política www.opovo.com.br/politica

Multimídia
Saiba mais sobre as licitações realizadas no seu município no Portal de Licitações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM)
www.tcm.ce.gov.br/licitacoes

FONTE: O POVO Online de 22/04/2012 

17.4.12

ACORDA BRASIL

Comarca de Uruburetama passa por correição interna até a próxima 5a.feira, 19

A comarca de Uruburetama passa por correição interna até quinta-feira(19/04)


A Comarca de Uruburetama, localizada a 127 km de Fortaleza, está passando por correição interna.

O procedimento, iniciado nesta 2a.feira (16/04), prossegue até a próxima 5a.feira (19/04).

A determinação foi do juiz Antônio Cristiano de Carvalho Magalhães, titular da Vara Única da Comarca, por meio da Portaria nº 04/2012.

Durante esse período, a unidade funcionará em regime de plantão para atender casos urgentes, como liminares, habeas corpus e mandados de segurança.

Além disso, será feita a atualização do Sistema Processual (SPROC).

Os prazos processuais foram prorrogados e as audiências já agendadas estão mantidas.

Após os trabalhos, será elaborado relatório final da correição interna.

O documento deverá conter as ações enquadradas em metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).


Fonte: TJ/Ceará

16.4.12

Aracati Ceará no Dança da Galera Domingão Do Faustão



Com uma sincronia espetacular os moradores de Aracati fizeram bonito neste domingo (15 de abril) no quadro Dança da Galera do Domingão do Faustão, em uma disputa sadia com a cidade de Diamantina de Minas Gerais.
A dança de Aracati ganhou a disputa e foi premiada com 100 mil reais para a cidade.
Alem de ter mostrado mais uma vez suas paisagens e seu povo para todo o Brasil.

Parabéns povo de Aracati

Gustavo Castro

Luan Celi, será o único representante brasileiro na abertura da Olímpiada de Londres

“Corre com essa tocha, Luan”

Como um estudante de 17 anos conquistou a vaga para representar o Brasil na abertura da Olimpíada de Londres

Desde pequeno, escuto minha mãe dizer que a vida é cheia de oportunidades. Mesmo que o dia a dia seja penoso, depende de cada um de nós construir um amanhã melhor. Moro na periferia de Maceió com meus pais e mais cinco irmãos. O estudo sempre foi uma fonte de inspiração para mim. Minha história com Londres 9 que só conheço pelo mapa) começou num projeto social criado pelo Comitê Olímpico. Sou voluntário como tantos outros estudantes. Virei um dos lideres do Projeto Inspiração Internacional. Meu papel era levar esporte e cultura a alunos de escolas públicas carentes. Aprendi a organizar um evento esportivo e a unir a criançada em torno do esporte.

Desde o começo foi uma experiência gratificante. Em algumas escolas, cheguei a ser abraçado por dezenas de crianças. Elas me agradeciam e diziam que aquele tinha sido o melhor dia da vida delas. Uma vez, depois de ajudar deficientes visuais a jogar futebol, chorei quando cheguei em casa. Era uma lição de vida que não esperava ter tão cedo. Foram tantas as histórias de superação que, para mim, nada mais parecia impossível. Aprendi inglês com os representantes britânicos que visitavam minha escola e cheguei até a ensinar badminton (jogo de peteca popular na Inglaterra) nas escolas que visitei.

Pouco importa se é futebol, vôlei, queimada, basquete ou badminton. Pouco importa se nossas bolas estão em bom estado ou se a quadra da escola foi pintada com um giz. O importante é despertar o espírito de equipe nas crianças e fazê-las competir de forma saudável. O que faz diferença é promover o respeito e a cidadania entre aqueles que pouco conhecem sobre esse assunto. Os professores disseram que os eventos tornavam os alunos mais interessados. Os pais me agradeciam por te feito seus filhos felizes.

Acho que meu trabalho semeou esperança e, de certa forma, mudou a vida de muita gente. Por essa razão, fui escolhido pelo Concelho Britânico para representar meu país na abertura da Olímpiada. Imaginem só vocês o tamanho da minha responsabilidade. Fico imaginando como será quando a comunidade pobre do município Tabuleiro Novo ouvir do apresentador de TV; “Luan é o jovem brasileiro que está levando o sonho de milhões de brasileiros para a Olímpiada de Londres. Corre com essa tocha, Luan”. E vou correr. Serão 300 metros de realização para mim. Vou conhecer um país novo, visitar escolas em Londres e depois voltar ao meu país cheio de ideias.

Cheguei aonde meus pés e minhas mãos imaginavam alcançar. Hoje sei que posso mais.

FONTE: Revista ÈPOCA. 16 de abril de 2012

Em depoimento a Lucia Vicária


Minha Opinão

Esse depoimento faz com que as pessoas criem em se, um sentimento de luta. E que elas tambem podem fazer algo por nossos jovens, ser um voluntário e acrescentar um pouco de sabedoria e diverção a nossos jovens carentes.

Eu parabenizo o jovem Luan Celi, por sua iniciativa, sua palavras nessa matéria me tocaram muito e aposto que fez muita gente pensar melhor sobre o assunto. Nós jovens é que temos realmente que cuidar dos nossos jovens.


Gustavo Castro

14.4.12

Fase final da Segunda Divisão definida


Fase final da Segunda Divisão definida

A primeira fase do Campeonato Cearense da Segunda Divisão terminou com Uruburetama e Juazeiro rebaixados e irão disputar a Terceira Divisão em 2013.

Agora o 4º e o 5º colocado dos dois grupos faram um play-off em jogos de ida e volta para decidirem os dois outros rebaixados de 2012, confrontos do 4º colocado do Grupo A1 x 5º colocado do Grupo A2 e 4º lugar do Grupo A2 x 5º do Grupo A1.

O Mando de campo da segunda partida na Fase Play-Off serão dos clubes classificado em 4º lugar de seus respectivos grupos na Primeira Fase.

Arsenal de Caridade x Limoeiro e Quixadá x Maranguape faram os play-offs.

Os seis classificados para a fase final que vão compor o Grupo B1 foram;

Maracanã, Uniclinic e Pacatuba no Grupo A1 e Boa Viagem, São Benedito e Barbalha no Grupo A2.

O Maracanã e Boa Viagem começarão a fase final com 2 pontos por terem sido lideres de seus grupos, Uniclinic e São Benedito começarão com 1 ponto. Todos iram se enfrentar em jogos de ida e volta os dois primeiros colocados serão enfim Campeão e Vice respectivamente.


Gustavo Castro

Uruburetama consegue um acesso e um rebaixamento em menos de um ano

Rebaixamento Eminente

Com uma campanha esdruxula o Uruburetama só conseguiu duas vitórias nos dez jogos que disputou e apenas um empate. Com sete pontos em dez jogos o clube só conseguiu duas vitórias e um empate, acumulando sete derrotas. É a segunda pior equipe do campeonato, só tem melhor campanha do que o time do Juazeiro, que só somou seis pontos dos trinta disputados nos dez jogos.

Com gols de Nilton aos 17 min do 1º tempo e Marcone aos 42 min do 2º tempo para o Uruburetama e Geo e Berico aos 26 e 44 do 1º tempo e Dedé aos 18 do 2º tempo, o Uruburetama amargou sua sétima derrota e ficou na lanterna do Grupo A1, sendo rebaixado e retornará a Terceira Divisão em 2013.

Para o clube fugir do rebaixamento tinha a obrigação de ganhar esse ultimo jogo e o maranguape teria que empatar ou perder. O Maranguape foi derrotado pelo lider maracanã e encerrou sua participação escapando do rebaixamento graças ao Uruburetama.

O sonho de estar na Primeira Divisão em 2014 no ano da copa foi pelo ralo. E agora o clube tem que começar tudo de novo. Tivemos a pouco menos de um ano, um acesso e um rebaixamento ficou o “feito pelo não feito”.

Resultados da ultima rodada e classificação final da primeira fase:


Gustavo Castro

13.4.12

Jovens Rejeitam Uruburetama

Ame Uruburetama

Hoje é o aniversario de Fortaleza, e aproveitando a deixa, gostaria de tocar em um assunto que muito me incomoda e que vejo muito nos jovens uruburetamenses, em conversas e pelas redes sociais.

É visível que a meta dos jovens de Uruburetama hoje em dia é ao fazerem dezoito anos e terminarem o ensino médio é sair da cidade pra estudar e trabalhar.

Até ai tudo bem, é compreensível que quando não temos em nossa cidade oportunidades de bons empregos e estudo, esses jovens busquem em outras cidades o melhor para seu futuro.

Quando vejo jovens que nasceram e se criaram nesta terra e que até pouco tempo aqui estavam compartilhando das mesmas dificuldades, ambientes e situações, irem embora difamando e com um grande sentimento de recusa a nossa terra. Isso é vergonhoso!

Vivemos em uma terra linda, acolhedora e que todos que a visitam adoram e saem falando bem. É verdade que vivemos tempos difíceis, mas nós também fazemos parte da paisagem de Uruburetama. E cabe a nós defende-la, preserva-la e lutar para que nossa cidade possa viver um futuro pleno com educação, saúde, cultura e lazer para todos os uruburetamense. Cabe a nós desejar e trabalhar para que essa realidade mude.

Mude seu conceito e veja quão grande foi a bondade de Deus quando nos deu Uruburetama como moradia.

Gustavo Castro