Lenda Uruburetamense
Era um vez uma pequena Índia chamada Jurema. Tal menina fazia parte da tribo "Tama" que se localizava na atual serra do cruzeiro.
jurema e sua tribo moravam em uma turma de pedra na qual vários uruburs gostavam de descansar e brincar em sua superfície, a maior distração da garota era espantar estes urubus que batiam em retirada, mas voltavam em poucos segundos, Jurema odiava urubus , achava-os horríveis e não os queriam sobre sua morada. Certo dia, cansada com a peleja decidiu, em vez de espanta-los observa-los, pois queria descobrir porque gostavam tanto de estar ali, depois de horas de tal silencio e observação Jurema descobriu que aquela pedra era o berçário dos urubus. Em mio aos galhos secos que lá existiam encontravam-se vários ninhos com filhotes e o que mais impressionou Jurema foi a aparência dos urubuzinhos. eles não eram feios como seus pais, pelo contrário, eram belos e ainda por cima branquinhos. desde então a indiazinha nunca mais perseguiu os urubus e ainda em homenagem a eles passou a chamar sua moradia de pedra do urubu.
Segundo a lenda os índios da tribo "Tama" foram os primeiros moradores da cidade e devido a isso e a existência exorbitante de urubus nomearam-na de Uruburetama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário